Não é novidade dizer que o comércio físico, aquele com loja na rua onde você vai e compra algo com um vendedor irá morrer em breve, e que o futuro está em websites.

Tenho uma novidade para você, websites como estão, aquele website do seu negócio com múltiplas páginas, pode estar fazendo com que você perca um fluxo enorme de pessoas que vai até ele.

Você está perdendo Milhares de Reais se utiliza uma Home Page como ferramenta de Vendas.

Você sabia que apenas 2% das pessoas que visitam um website entram em contato, seja por telefone ou um formulário de contato?  Noventa e oito por centos das pessoas que decidem ir até o seu site. Imagine o quanto de dinheiro e tempo jogado fora.

Você perde um bom volume de negócios que poderia ser gerado, se você utilizasse uma landing page. Estudos mostram que o tempo médio de atenção de uma pessoa hoje em dia é menor do que o tempo de atenção de um peixe dourado.

landing page pine3media

Há diversos estudos (Time) sobre qual é o tempo médio que uma pessoa presta atenção em algo, e concluiu-se que ele é de aproximadamente 8 segundos, e depois ela vai ver outra coisa (vídeos de gatos?). Um peixe dourado presta atenção por 9 segundos. Vivemos em uma sociedade distraída, cercado de Facebook, Twitter, atualizações no feed, telefone, muitas distrações.

Diga uma coisa. Desde que você começou a ler este texto, já se distraiu quantas vezes? Quantas vezes parou para checar seu e-mail ou verificar se há alguma atualização no Facebook? Isto acontece com todos nós no dia a dia, e antes que você perceba, seu browser tem algumas dezenas de janelas abertas, e você não resolveu nenhuma delas.

 

Então, o que isto tem em comum com marketing e Landing Page?

 

Felizmente há métodos testados e comprovados que aumentam o foco das pessoas, pelo menos quando falamos de websites e conversões. E quem faz isto são as landing pages. Landing Pages aumentam suas conversões.

Mas, o que é uma landing page? Uma landing page é uma página na qual a pessoa chega após clicar em um link que pode estar em qualquer lugar, por exemplo no corpo de um e-mail, em um anúncio pago no Facebook ou mesmo uma campanha PPC no Google.

Uma boa landing page tem um único objetivo. Usando técnicas de otimização de conversões , uma landing page pode rapidamente converter um visitante em um comprador, fazendo com que ele não se distraia ao longo do caminho.

 

Veja um exemplo de uma landing page

 

Características de uma landing page

  • Foco em conversoes, há apenas uma atitude possível para quem visitar. Solicitar informações ou sair
  • Não há menus ou outras açõe possíveis
  • A pessoa pode facilmente identificar do que se trata a landing page
  • Há referência as principais empresas deste segmento na página

Qual a diferença entre uma Home Page e uma Landing Page?

Uma homepage tem como objetivo contar a história da sua marca, produto ou serviço, e geralmente há muitas informações ou possibilidades. A pessoa pode clicar em uma aba “Produtos”, “Serviços”, “Fale Conosco” e por ai vai. Há diversas informações, mas também, muita distração. O objetivo de uma Home page não é fazer com que a pessoa tome uma determina ação, é fazer com que ela conheça sua marca.

Em uma landing page há poucas distrações, em geral, há no máximo 3 links. Um link com a ação que você deseja que o visitante tome, um outro link com a Política de Privacidade (quase sempre obrigatória) e um link no logo, que leva ao site principal, caso a pessoa tenha interesse em saber mais.

Quais são os componentes essenciais de uma Landing Page?

Uma página focada em conversões deve ter alguns elementos, estes itens já foram testados e comprovadamente funcionam.

1. Branding claro

A pessoa que visita sua página quer saber que está no lugar certo. Sua landing page também tem que ser memorável e acompanhar a mesma linguagem do seu website. Elementos como o background ou texto também tem que ser ligadas a aqueles utilizados em sua marca.

2. Uma UVP (Unique Value Proposition)

O que é uma UVP? Nada mais é do que o objetivo principal, o motivo único pelo qual sua landing page foi construída, é aquilo que você almeja. Pode ser que você queira apenas o e-mail da pessoa, ou ainda que ela baixe um e-book ou compre um produto. Pode ser qualquer coisa, mas tem que ser claro. Toda sua landing page tem que ser projetada para atingir este objetivo.

3. Uma ação clara

A pessoa que visita sua página, não pode ficar em dúvida do que ela deve fazer. Sua CTA (Call to Action) tem que ser clara.

4. Uma lista concisa dos problemas que seu produto ou oferta resolvem

Muitas pessoas que iniciam na construção de landing page fazem isto de maneira incorreta. Focam no produto, é tudo sobre o seu produto. Quer uma dica profissional? Mantenha o foco. Veja o exemplo abaixo. Nós fizemos esta landing page para um cliente que vende um produto único. Quem chega à página, sabe imediatamente do que se trata e o que o produto contêm.

 

Como testar Conversões com minha Landing Page?

Depois que você desenhou e fez sua landing page, é hora de testar. É neste momento que uma landing page massacra um website quanto a velocidade e capacidade de testar diferentes variações.

1. Comece com apenas uma variável.

Teste apenas uma variável,  como por exemplo, a cor do botão da CTA, ou o texto escrito no botão, ou ainda, a imagem de fundo. É imprescindível que você teste uma coisa de cada vez, senão não saberá o que está funcionando.

2. Analise os dados

Se você não tem facilidade para lidar com números, variáveis, variância estatística, então é melhor contratar alguém. Para fazer com que sua landing page funcione da melhor maneira possível, é necessário analisar diversos dados.

Comece pelo Google Analytics, para saber quem são seus visitantes. Adapte sua página a estes visitantes. Utilize o pixel do Facebook

Gostou deste artigo? Precisa de ajuda profissional para fazer sua landing page?

A Pine3Media é especializada em landing pages, funis de venda, otimização e geração de leads.

Se você quer uma Landing Page que gera conversões, escreve pra gente.

 

>